Ah Carol, tá inventando né? Todo mundo sabe o que acontece numa festa infantil. Tem novidade nenhuma aí!
E se eu disser que a primeira festinha de aniversário do seu filho pode ser um grande desafio se você não estiver bem informado e preparado?
Eu sou fotógrafa, mas sempre costumo oferecer aos meus clientes mais que a fotografia da festa. Todos eles recebem um guia com informações e uma espécie de roteiro-cronograma da festa. Nele eu divido um pouco de tudo que acontece, onde a fotografia se encaixa e ainda dou dicas que a princípio não tem a ver com fotografia. Sim, a princípio!
O que eu gosto de deixar sempre muito claro para quem me contrata é que meu objetivo é que eles curtam a festa. Fazendo isso, as fotos que eu farei serão a demonstração fiel e real do que eles sentiram no dia. Por isso eu considero tão importante dar informações gerais sobre organização, decoração, horários. São detalhes que influenciam e muito na experiência final do meu cliente, mesmo que eles não dependam diretamente de mim. Se eu posso colaborar dividindo minha experiência, porque não, né? E ainda mais se tratando de festa de 1 aninho, que na grande maioria das vezes é a primeira experiência dos pais.
Então, vamos às dicas:
- DECORAÇÃO: Cuidado com os itens de decoração e a altura do bolo na mesa principal da festa. Por diversas vezes os bolos escolhidos são tão grandes que a família precisa ficar dividida para as fotos. Eu sei que vocês amam bolos de 3, 4 ou 5 andares, mas confiem em mim quando digo que para as fotos em família e para o parabéns isso não fica bacana. Em festas de 1 aninho, a criança costuma ficar no colo na hora do parabéns e os pais se abaixam para assoprar as velinhas, não é? Pois então, as vezes o bolo é tão grande que alguém vai ficar escondido atrás dele.
- ROUPA DO ANIVERSARIANTE: Esse é um item sempre muito planejado pelos pais. Mas raramente se pensa em roupas que permitam que a criança fique a vontade para curtir a festa. As meninas no geral acabam sofrendo mais, com vestidos super rodados, sapatinhos não tão confortáveis. Já os meninos roupinhas sociais que não permitem muitos movimentos. Minha dica é: deixe seu filho brincar, explorar e para isso pense em duas roupinhas para a festa. Uma mais básica, que permita movimentos, que ele possa sujar, e outra mais arrumadinha para o momento do parabéns. E daqui eu já puxo a próxima dica.
- FOTOS NATURAIS: Eu sei que vocês amam aquelas fotos da criança dando aquele sorrisão, não amam? Pois então, como conseguimos isso com crianças de 1 aninho? Deixando que elas brinquem soltas, no chão, deixando que elas explorem os lugares. Claro que sempre sob supervisão. Mas isso é algo que acontece em praticamente toda festa que vou: os pais ou algum convidado ficam com a criança no colo o tempo todo. Ah, mas vai sujar a roupa, ah mas ele não sabe andar, ah mas ele vai mexer na decoração. Permitam que o filho de vocês curta a festa do jeitinho dele e vocês verão outro tipo de fotos depois.
- FOTOS COM CONVIDADOS: Muitos pais me perguntam se precisa colocar a criança no colo do convidado para fotos. Minha resposta é sempre que eles devem decidir isso pensando no que acham melhor para a criança. Não pode existir essa obrigatoriedade e se você achar que seu filho não vai ficar a vontade no colo de outras pessoas, não coloque, participe da foto você junto. E aqui, deixo um alerta para os convidados: respeitem as crianças. Não forcem fotos. Isso é muito indelicado.
Essas são somente algumas orientações que costumo dar aos meus clientes. E para além destas, reforço sempre que meu objetivo é que eles não precisem ficar presos a fotos. Quero que eles se divirtam, curtam ao máximo e deixem as fotos por minha conta para que no final tenhamos fotos como esta abaixo, feita sem que eles nem percebessem, num momento lindo de carinho da família.

Sim, é para isso que trabalho e por isso amo tanto registrar aniversários infantis. Fiquem agora com mais algumas imagens dessa festinha tão linda e para quem desejar viver a experiência de ser fotografado por mim, é só clicar aqui.











