Eu sei que você que leu esse título e é mãe ou pai certamente já pensou ou falou isso do seu filho, não é mesmo?
E se eu disser para você que isso não impede de você ter fotos lindas, realizar ensaios e ter seus momentos mais felizes registrados? Eu sei que você vai achar que é coisa de vendedor, mas posso garantir que não é! E eu explico!
Crianças em sua maioria gostam de brincar, não curtem muito ficar presas a espaços determinados e amam uma novidade. Está aqui a fórmula para derrubar a máxima de que seu filho não gosta de fotos. Experimente criar momentos que incluam essas três coisinhas aí e aproveite para fotografar. Posso garantir que seu filho começará a associar fazer fotos a ter bons momentos e voilá: ele vai amar fotos!

Então, vou dar algumas dicas práticas aqui de coisas que faço no meu dia a dia com os mini clientes e que super funcionam.
BRINCADEIRAS - Imagine ter que ficar sentado só sorrindo para alguém sem que nada te estimule a isso. Pois é exatamente isso que muitos pais e mães fazem com seus filhos quando querem fotos caseiras deles. E ainda ficam chateados com a criança caso ela não corresponda. Brinquem com seus filhos. Conversem. Isso vai trazer o olhar deles diretamente para vocês. Vai ser natural.
Não peça sorrisos aos seus filhos! Dê motivos para ele sorrir!

ESPAÇO PARA SE MOVIMENTAR - Um dos maiores desejos dos pais ao fazer fotos dos filhos é que eles fiquem parados em um só lugar. E esse também é um dos maiores motivos de stress dos pais. Por que não, as crianças não ficam paradas. Então como fazer? Planeje as fotos de modo que sejam feitas em um local onde a criança possa ter liberdade para se movimentar. E deixe a criança a vontade. Ela não pediu as fotos! Você pai e mãe quer as fotos! Então é justo que você se movimente e acompanhe a criança. Prepare o ambiente para isso. Pense na segurança do local, para que no momento você possa focar apenas em fazer as fotos e curtir o momento.

CRIANÇAS AMAM NOVIDADES - E aqui a dica de ouro: não ofereça todos os estímulos ao mesmo tempo! Pense sempre que assim como a criança ama uma novidade, ela pode enjoar muito rápido daquilo. Então planeje sempre apresentar os estímulos (brinquedos, assuntos, atividades) aos poucos. Com isso, a chance de você conseguir manter a atenção da criança por mais tempo é bem maior.

Entender que crianças devem continuar sendo crianças mesmo durante uma sessão de fotos, é fundamental para entender o motivo pelo qual ás vezes eles não gostam de fotos. É que a gente sempre tende a querer que elas ajam como adultas. Não acham?